Coluna de Fogo

... e de noite numa coluna de fogo para os iluminar...

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Bem Vindo ao Coluna de Fogo

2º Dia na Jornada EaD no Exército Brasileiro

E-mail Imprimir PDF

Ainda sobre a XI Jornada EAD no Exército Brasileiro, o 2º dia foi extremamente proveitoso. Tivemos a oportunidade de conhecer as práticas de produção de videoaulas com a experiência da Professora Patrícia Rodrigues.
Um novo desafio para nós, bombeiros, esta modalidade de ensino a distância permitirá uma padronização dos nossos conteúdos e facilitará o acesso para militares de unidades distantes. O modelo EaD é uma tendência mundial, presente nas principais instituições do país, e não podemos ficar pra trás.

Leia mais...
 

Prorrogadas as inscrições para Oficial do Corpo de Bombeiros

E-mail Imprimir PDF


Uma boa notícia: A UERJ prorrogou as inscrições para o Vestibular!

Você que quer ser Oficial do Corpo de Bombeiros ganhou alguns dias para se inscrever. A nova data limite é 13 de agosto de 2018.

Só para lembrar, segue abaixo o nosso aviso anterior:

 

Quer se tornar um Oficial do Corpo de Bombeiros? Esta pode ser a sua chance. Estão abertas as inscrições.

O concurso é realizado através do vestibular da UERJ, por meio de dois exames de qualificação e um exame discursivo.

Neste momento já estão ocorrendo as inscrições para o 2º Exame de Qualificação. E sabe qual a vantagem? Se você perdeu o 1º Exame, pode fazer o 2º normalmente! O grande objetivo desta fase é obter pontos para somar ao exame discursivo.

Para aqueles que fizeram o 1º Exame, agora é a chance de melhorar a nota.

Vale lembrar que pelo menos um dos Exames de Qualificação deverá ser feito, ou seja, não é possível fazer somente o Exame Discursivo.

Segue o link das inscrições e... boa prova!


http://www.vestibular.uerj.br/portal_vestibular_uerj/index_portal.php

 

Agora com nova data, estas inscrições vão até o dia 13 de agosto. Não deixe para fazer a inscrição em cima da hora!

Edital

 

Glauco Rocha Machado
Major Bombeiro Militar

 

Escola de Bombeiros lidera o grupo no Campeonato entre Grupamentos

E-mail Imprimir PDF


A Equipe da Escola de Bombeiros segue com vitória no campeonato entre Grupamentos, organizado pelo Centro de Educação Física e Desportos do CBMERJ. O adversário desta vez foram os leões do 8° GBM (Campinho), um time de bravos guerreiros.

O largo resultado não retrata a realidade dos nossos companheiros de farda. Com alguns desfalques em funções de missões e limitações físicas de outros, por conta de recente teste físico, a equipe de Campinho precisou superar obstáculos e vencer grandes barreiras para estar em Campo na manhã desta terça-feira.

Leia mais...
 

Programa de Treinamento Funcional no Corpo de Bombeiros

E-mail Imprimir PDF

Mais um trabalho que tive a honra de participar no CBMERJ, com a certeza de excelentes resultados dentro e fora da corporação.

Abertura


1. Exercícios de Mobilidade e Estabilidade Articular


2. Exercícios de Força


3. Exercícios de Equilíbrio


4. Exercícios de Agilidade

 

Fonte: http://www.cbmerj.rj.gov.br/page/211-centro-de-educacao-fisica-e-desportos

 

Conheça as Atividades dos Bombeiros

E-mail Imprimir PDF

Atividades de Bombeiros

Como muitas pessoas não conhecem as atividades que os bombeiros executam, resolvemos publicar um vídeo que produzimos na Diretoria de Instrução, que inicialmente era pra ser apresentado a visitantes do Complexo de Ensino do Corpo de Bombeiros.

O vídeo não é exaustivo, não apresenta tudo o que um bombeiro faz, mas já traz uma boa noção das principais atividades.

Um grande abraço a todos e compartilhem para um maior conhecimento da sociedade.

 

Pra quem não conhece o trabalho, um Resumo do CD "O Meu Melhor", de Nívia Pruchó

E-mail Imprimir PDF

Trechos de 6 músicas do Álbum "O Meu Melhor", de Nívia Pruchó.

O CD completo possui 10 músicas inéditas:

Leia mais...
 

Parabéns Deus, o PAI nosso

E-mail Imprimir PDF

Obrigado Deus por esta oportunidade. Primeiro me concede Manuela, depois Álef. Sou duplamente feliz por esta honra.

Agradeço ainda pelo meu pai, Sérgio, um homem que me ensinou a ser um pai de verdade.

Parabéns a todos os papais, nesta data especial. Deus lhes concedeu esta dádiva por razões muito especiais.

E parabéns também àqueles que não puderam ter filhos, mas os desejaram como verdadeiros pais, transferindo amor aos sobrinhos, filhos adotivos e filhos na fé. Deus, na sua infinita sabedoria, sabe e vê todas as coisas.

Parabéns especial a Deus, o PAI nosso que está no céu. Aquele que nunca desampara um filho seu.


Papai e filha

Papai e filho

Leia mais...
 

Você é um presente para o mundo

E-mail Imprimir PDF

No dia em que você nasceu o mundo recebeu um presente. Chegava à Terra alguém especial, como nunca vi igual. Fico aqui imaginando quantas vidas abençoadas por suas ministrações, por seus conselhos, por suas orações... ao longo desses 33 anos! Você fez pessoas mudarem, sim, transformou corações duros em quebrantados, através de uma instrumentalidade que só pode ter vindo dos céus. Fez mulheres rirem e homens chorarem. Uma força incontestável que me balançou forte. Cada vez que levanta a voz, o povo jubila, os anjos cercam e demônios caem. Como mensurar o poder de Deus através da vida de uma pessoa? Se "pelos frutos os conhecereis", posso dizer que a conhecemos, porque verdadeiramente tem dado frutos, e ainda há de frutificar mais. Então limito-me a conhecer, não a mensurar. Quando Deus escolheu você para vir até aqui, naquele 1º de agosto de 1985, entregou na verdade um mimo, pelo divino excesso de benevolência a nós, terráqueos. Você é uma linda e singela lembrança para que todos saibam que Ele está por perto. E, de toda essa gente, certamente sou o mais privilegiado, porque vivi, vivo e viverei toda a intensidade do seu ser ao meu lado. Uma mulher honrada e guerreira, doce e forte, magnífica e livre. Livre para cumprir o seu papel, um papel de presente, que embrulha um interior cheio de brilho para nos iluminar. De toda sorte, sou grato por você ter nascido e nos ter abençoado até aqui... porque, no seu aniversário, o presente é você.

Última atualização em Qua, 01 de Agosto de 2018 20:48
 

Falsos Cognatos

E-mail Imprimir PDF

Falsos cognatos são aquelas palavras em inglês (ou outra língua) que você olha e logo acha que sabe a tradução, porque se parece muito com português. Daí, quando você traduz, leva um susto, porque a tradução é outra coisa completamente diferente!
Por exemplo, se eu falo I pretend, dá uma vontade imensa de traduzir para "Eu pretendo"... Mas não é nada disso! O verbo to pretend é FINGIR, ou seja: I pretend = Eu finjo. Pretender é to intend.
Só com este exemplo já dá pra ter uma noção do quanto este assunto pode causar problemas, né? Então, vale a pena decorar o máximo de Falsos Cognatos que for possível, porque as bancas "brincam" de fazer pegadinhas com eles. Clique no "Leia mais" para ver nossa listinha:

Leia mais...
 

Adultinha

E-mail Imprimir PDF

É só eu ou mais alguém com filha de 4 anos tem a sensação de estar conversando com uma "adultinha"? Por adultinha entenda-se uma miniatura de adulta.

Dizem que as meninas são mais independentes, mas avançadas, talvez superiores aos meninos no desenvolvimento mental... cientificamente é difícil comprovar, mas na prática... bem que me rendo a tais teorias.

Leia mais...
 

A Arte de Fazer Coisa Errada

E-mail Imprimir PDF

Todas as pessoas que param seus carros na frente do portão da minha garagem (e não são poucas) argumentam a mesma coisa quando as interpelo: “Não sabia que tinha alguém [na casa].”. Ora, ACHAR que ninguém precisa da lei, dá o direito de descumprir a lei? A resposta, repetitiva e automática, para justificar o erro me remete a sensação de que fazer coisa errada e se defender, não admitindo que errou, faz parte da cultura do brasileiro. Pergunto: Quando (se é que é possível) que o Brasil vai mudar, se a nossa essência é, repetidamente, errar e se defender? Não há em nós reconhecimento pelo erro, não há arrependimento, não há sequer desejo de mudança, há desejo de errar e depois desejo de se defender. Lamento, mas o Brasil não tem jeito. Os “réus” na frente do meu portão são meras reproduções de alguns julgamentos que vemos na mídia: erro e defesa; "descumpro a lei porque (acho que) ninguém precisa da lei".

Agora, tentam empurrar goela abaixo determinadas “artes”… o ciclo recomeça: erro (ACHAM que é arte), a sociedade conservadora (donos de garagem) interpela, e os “artistas” se defendem… não adianta, são muitos artistas, da arte de fazer coisa errada, de se fazer e se defeder a pedofilia como arte [crianças e um homem nu?!]; do homossexualismo como arte [homens e suas velas nos anus?! kerissexualismo?]; de crianças "se sujarem" como arte [analogia tendenciosa e ridícula], de bloquear uma garagem como arte…

P.S.: De todos que tentaram bloquear a garagem da minha casa (e como disse, foram muitos), apenas um, repito, APENAS UM, usou um argumento diferente: “Era rapidinho…”. Sem comentários. O Brasil, de artistas, pra mim não cola. Botei pra correr do mesmo jeito, do meu jeito, na minha arte de fazer o que é certo.

Glauco Machado

 

Posturas Laborais

E-mail Imprimir PDF

Em continuidade a nossa produção de vídeos educativos de prevenção a doenças do trabalho, publicamos na Semana do Bombeiro dois conteúdos muito importantes para rotinas diárias de trabalho:

 

Posturas Laborais - Rotinas Administrativas


Posturas Laborais - Rotinas Operacionais

Leia mais...
 


JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL

Curta o Coluna de Fogo e compartilhe nosso conteúdo

Centelha Diária

Gênesis 8.11

E a pomba voltou a ele à tarde; e eis, arrancada, uma folha de oliveira no seu bico; e conheceu Noé que as águas tinham minguado de sobre a terra.

Devemos ter atenção aos sinais naturais, porque até estes nos foram dados por Deus.
É muito comum “religios
os” espiritualizarem tudo. Enquanto aguardam sinais de Deus, imaginam que algo miraculoso descerá dos céus para lhes mostrarem a resposta que esperam. Mas o Criador, em sua grande sabedoria, nos deixou a natureza como respondedora a muitas questões terrenas. Uma nuvem mais escura nos mostra que vem chuva forte, enquanto a fumaça nos dá certeza de que algo está queimando.

Noé, apesar de toda a intimidade com Deus, não ficou aguardando uma teofania para descobrir se as águas haviam baixado. Preferiu lançar mão dos recursos disponíveis para descobrir. Soltou um corvo e depois uma pomba, pra verificar se voltavam ou não para a arca. Noé fez uma leitura da criação e aproveitou a própria natureza para obter respostas. O contato direto com Deus existe, mas seria um desrespeito a Ele não aprendermos a ler a forma como escreveu o mundo.

Uma simples folha no bico da pomba mostrou a Noé que vegetação estava à mostra sobre as águas e que um novo mundo emergia e aflorava. Um pedacinho de planta era a forma de Deus mostrar aos seus a esperança de um recomeço.

Observe a sua volta e, com sabedoria, aproveite a criação de Deus. Utilize os recursos divinamente criados. É bem provável que muitas respostas simples estejam ao seu alcance e, em meio ao caos, você ainda não se deu conta que tudo o que precisa está nas suas mãos.

Próximas Ministrações

Cabo Frio - RJ

Glauco estará ministrando uma mensagem na União de Homens da Primeira Igreja Batista em Unamar, em 17/08/18, a partir das 19:30h.

Quem está online

Nós temos 72 visitantes online

Visitantes

2913173
HojeHoje2169
OntemOntem2874
Nesta SemanaNesta Semana11127
Neste MêsNeste Mês54144
TotalTotal2913173

Últimas Atualizações

Livros que estamos lendo



Frases para pensar

"Quando algum fato novo entra na mente humana, ele deve agir de modo a sentir-se em casa; deve apresentar-se aos residentes anteriores da casa. Esse processo de apresentação de novos fatos é chamado de pensar. E, em contrário ao que parece ser pressuposto muito comumente, pensar não pode ser evitado pelo cristão."

J. Gresham Machen