Coluna de Fogo

... e de noite numa coluna de fogo para os iluminar...

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Notícias Profissionais

Que mês pesado!

E-mail Imprimir PDF

Há pouco comemorávamos os excelentes resultados nas praias de Cabo Frio e adjacências nos meses de dezembro e janeiro (Matéria), mas algo nos chama muito a atenção neste mês de fevereiro: Uma sucessão de fatos tenebrosos, num curto espaço de tempo. Vamos à sequência:

1º Rompimento da Barragem de Brumadinho devastando com água e lama paisagens e pessoas. Até o presente momento são 165 mortos e 160 desaparecidos. (Possíveis irregularidades)

2º Incêndio em Centro de Treinamento do Flamengo tira a vida e o sonho de 10 jovens, além de 3 feridos (Possíveis irregularidades)

3º Queda de helicóptero seguida de colisão com caminhão deixa 2 mortos, sendo um deles o famoso Ricardo Boechat (Aeronave com 44 anos de fabricação)

4º Incêndio em centro de treinamento do Bangu deixa 3 feridos (Em investigação).

5º... cada um deve lembrar de algo que chocou nos últimos dias, que não foi pra mídia (o meu foi a morte de um colega de farda morto após discussão no trânsito).

O que impressiona não são propriamente os números, haja vista que o Corpo de Bombeiros (só o do Rio de Janeiro) atende quase 1500 chamados por dia! Isso mesmo! Só em janeiro deste ano foram mais de 40 mil socorros! O que tem impressionado em fevereiro é o ar de tragédia destes eventos. Muitas pessoas mortas num mesmo momento em um, adolescentes sonhadores em mais um, uma personalidade famoso no outro.

Leia mais...
 

CABO FRIO REGISTRA QUEDA IMPRESSIONANTE NO NÚMERO DE AFOGAMENTOS

E-mail Imprimir PDF

Melhor do que saber dos resultados é fazer parte deles. Se compararmos os dois últimos meses de dezembro, houve uma redução de 84% no número de afogamentos; se compararmos os meses de janeiro, os números impressionam ainda mais: queda de 93%!

Fico muito feliz em poder contribuir com este impressionante resultado na Região dos Lagos. Nossas atividades preventivas se tornaram rotina. Agora a sociedade agradece e temos a sensação do dever cumprido neste verão.

É importante registrar também que não houve nenhum óbito neste verão nos locais protegidos por nossos guarda-vidas.

Leia mais...
 

Minha Retrospectiva 2018

E-mail Imprimir PDF

Com este texto, só quero agradecer a Deus, por tudo que conseguimos realizar.

O ano de 2018 foi um período de muitas lutas, mas pela graça de Deus, foi também de muitas vitórias.

Com muito esforço, realizações grandiosas foram concluídas. E com elas, honrosos reconhecimentos.

Há alguns anos tenho labutado na produção de vídeos, principalmente para alcançar os olhos e ouvidos mais distantes, dentro e fora do Corpo de Bombeiros. E concluímos grandes trabalhos nesta área, auxiliando muitas pessoas em seus cursos e formações profissionais.

Neste ano conseguimos inaugurar duas unidades no Corpo de Bombeiros. A primeira foi o Estúdio para produção de videoaulas, um significativo avanço para o Ensino de Bombeiro. Em seguida a ideia tomou vulto na Diretoria Geral de Ensino e Instrução e implementamos o CEAD (Centro de Educação a Distância), onde o Estúdio passou a ficar subordinado.

Para a implementação do Estúdio, ressalto a participação importante do Sgt Lopes, que trouxe grande conhecimento técnico durante a execução das obras. Para o CEAD destacamos a direção efetiva do Maj Sandro, com todo seu empenho para que tudo fosse concluído de forma eficiente e dentro do prazo.

Neste ano foi também tempo de premiação. Nada menos do que 3 medalhas! A primeira veio pela participação na elaboração do Manual Básico de Bombeiro Militar, em conjunto com outros profissionais. A segunda medalha foi em reconhecimento pelos relevantes serviços prestados ao Ensino no Corpo de Bombeiros, sendo agraciado também com vários outros amigos que labutam no ensino. Por fim, a terceira medalha é pelos 20 anos de bons serviços prestados... isso! 20 anos se passaram, e até aqui nos ajudou o Senhor.

Este também foi ano de promoção. Depois de longos 6 anos como capitão, enfim figurei a segunda posição na promoção por merecimento, segundo critérios internos de avaliação, e passei a compor o oficialato superior, com o posto de Major.

Agora, pra fechar o ano, o honroso convite para ser Subcomandante da unidade de Cabo Frio, onde já tenho me envolvido novamente com nossas atividades operacionais.

Aprimorando e projetando um futuro ainda melhor, iniciei neste ano a Faculdade de Jornalismo, acreditando que fará grande diferença na transmissão de nossos conteúdos. Além disso, cursos pontuais de Designer Gráfico, Operador de Câmara e Redes Sociais trouxeram ainda mais brilhantismo às nossas produções.

Tudo isso e mais um pouco servem pra mostrar a todos que nada é por acaso. Os resultados vêm com muito trabalho e dedicação. E tenho certeza que assim foi... muitas noites mal dormidas, muito estudo, muita força de vontade e muita luta!

Não podia, de forma alguma, deixar de mencionar minha amada família, que tem me apoiado. Sem eles não chegaria até aqui. Minha esposa Nívia, a mulher da minha vida, minha filha Manuela, sapeca como ninguém e muito apegada ao pai, e o caçulinha Álef, tão amigo e prestativo.

Também foi neste período que começamos as obras na casinha que compramos com tanto esforço, para levar um pouco mais de conforto para a família e aqueles que nos visitam. Mais um sonho sendo realizado.

Na fé, encontramos um novo lar: A Primeira Igreja Batista em Unamar, um grupo de irmãos que tem nos amado e nos ensinado muita coisa.

É fácil perceber que em 2018 nada foi sozinho, e em 2019 também não o será... Sempre rodeados de grandes homens e mulheres, podemos muito! Esperamos realizar coisas ainda maiores, porque o Deus que sirvo é grande, e tem estado a frente, guiando meus passos por um caminho excelente. Sou muito grato por tudo o que aconteceu neste ano que se encerra, não podia ser diferente. Tão grato que chego a esquecer os problemas, porque todos foram sobrepujados pelas bênçãos. Louvado seja o nome do Senhor!

Um excelente 2019 a todos, com muito trabalho, muito aprendizado e muitas vitórias, tal qual 2018 o foi.

   

Atenção especial: As aeronaves de socorro oferecem alguns riscos

E-mail Imprimir PDF

Muita atenção com as aeronaves de socorros (helicópteros). Apesar se serem importantíssimas ferramentas de salvamento, podem oferecer alguns riscos aos desatentos.

Ao verificarem a aproximação, sigam nossas dicas, para sua segurança, de sua família e amigos.

1. Feche seu guarda-sol

2. Afaste-se do local de pouso

3. Proteja os olhos

4. Não se aproxime até a parada total dos rotores

 

Bom e seguro verão a todos!

 

 

Correntes de Retorno: Um risco nas Praias

E-mail Imprimir PDF


Verão chegou... vamos ficar atentos!

A imagem é meramente ilustrativa, as valas variam de tonalidade e intensidade. Na maioria das vezes, o banhista entra na Corrente de Retorno sem perceber.

Consulte SEMPRE um Guarda-vidas sobre o melhor local para curtir a praia.

Um excelente e seguro verão a todos!

 

Quando olho pra trás quase não acredito que se passaram 20 anos!

E-mail Imprimir PDF


Quando olho pra trás quase não acredito que se passaram 20 anos! São duas décadas servindo à sociedade, e boa parte arriscando minha vida.

Ainda lembro como se fosse hoje dos meses que antecederam a aprovação. Muito treino para os testes físicos e a campanha de oração na igreja. Trabalho e fé... tinha que dar certo.

Leia mais...
 

Novas instalações no quartel dos bombeiros de Cabo Frio

E-mail Imprimir PDF

Nesta quinta-feira, 06 de dezembro, estivemos presentes numa bela solenidade no 18º GBM, Cabo Frio. Na ocasião, várias melhorias foram implantadas na unidade, aprimorando tanto o atendimento à população quanto o bem-estar dos militares.

Leia mais...
 

Corpo de Bombeiros abre inscrições para o Projeto Botinho no dia 17 de dezembro

E-mail Imprimir PDF
Colônia de férias estimula a cultura de prevenção

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) abre, no dia 17 de dezembro, inscrições para o  Projeto Botinho. A edição 2019 da tradicional colônia de férias da corporação é uma correalização com o Sesc RJ e está prevista para a segunda quinzena de janeiro em 27 praias do Estado.
Leia mais...
 


JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL

Curta o Coluna de Fogo e compartilhe nosso conteúdo

Quem está online

Nós temos 125 visitantes online

Visitantes

9688344
HojeHoje1032
OntemOntem3750
Nesta SemanaNesta Semana16045
Neste MêsNeste Mês103128
TotalTotal9688344

COMPRE O NOSSO LIVRO