Coluna de Fogo

... e de noite numa coluna de fogo para os iluminar...

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

Músico não é Levita!

E-mail Imprimir PDF

"E os levitas cercarão o rei de todos os lados, cada um com as suas armas na mão..."
2 Crônicas 23.7

Uma das coisas que mais me irritam na vida é ouvir alguém chamar um músico de Levita. Já é costume antigo dentro das igrejas essa forma de tratar os cantores e instrumentistas. Isto se dá pelo simples fato dos antigos Levitas terem sido TAMBÉM músicos. Mas quando olhamos todas as suas tarefas, suas obrigações, suas dedicações ao Reino, considero uma afronta virar para um "mero" tocador de guitarra e alcunhá-lo com um título tão santo e nobre. Nada contra guitarra (amo), uso como exemplo a ser estendido a todos os artistas propensos a pseudo filhos de Levi.

Levitas eram os descendentes de Levi, um dos filhos de Jacó. Deus separou esta tribo para ser dEle! Eles não tinham posses e dedicavam suas vidas a Deus. Faziam muito mais do que música... guardavam o templo como sentinelas, faziam limpeza, montavam, desmontavam e carregavam o tabernáculo, transportavam a Arca da Aliança, ensinavam a Lei de Deus, tudo isso normatizado e determinado pelo próprio Senhor, que os escolhera para este propósito. Dentre estas coisas,  eles também tocavam instrumentos.

No texto em destaque vemos os levitas protegendo o rei, com suas próprias armas... sim, eram guerreiros também. Alías, o próprio Levi se mostrou um tanto violento, quando sua irmã Diná fora violentada. Atitude esta reprovável e que lhe rendeu maldição do próprio pai.

Os sacerdotes eram descendentes de Arão, que era Levita, e só eles tinham acesso ao lugar santíssimo. Moisés era levita, e não ficava "tocando musiquinha"... antes, sua função principal era liderar o gigantesco povo de Israel, arrancá-lo da escravidão do Egito e guiá-lo por um terrível deserto. Durante uma rebelião do povo neste mesmo deserto, foram os Levitas que se mantiveram fiéis e enfrentaram a idolatria.

Ser um Levita é muito mais que dedilhar um instrumento, quem quiser carregar este nome deve fazer muito mais que notas musicais. Devemos repensar bem as escrituras antes de dar ou receber este apelido. Ser um Levita sem ter uma vida dedicada a Deus é como ser um Cristão sem seguir a Cristo.

Glauco Machado

 

Adicionar comentário

Seu apelido/nome:
seu email:
Assunto:
Comentário:

Curta o Coluna de Fogo e compartilhe nosso conteúdo

Centelha Diária

2 Crônicas 16.12

E, no ano trinta e nove do seu reinado, Asa caiu doente de seus pés, a sua doença era em extremo grave; contudo, na sua enfermidade, não buscou ao Senhor, mas antes os médicos."
O rei Asa levava seu reinado muito bem, até que um dia deixou Deus de lado para confiar nos homens. Primeiro, diante de uma guerra iminente, subornou o rei da Síria para obter ajuda na batalha. Confiou no poder de um rei e seu exército contra outro exército, esquecendo o “Senhor poderoso na guerra” (Sl 24.8). Depois realiza a primeira perseguição a profeta registrada nas Escrituras. Manda prender Hanani que apenas lhe trazia, da parte de Deus uma repreensão pelos seus erros. Confiou no seu próprio conhecimento rejeitando “o Senhor que corrige” (Pv 3.11-12). Em seguida, oprime brutalmente algumas pessoas do povo. Confiou em si mesmo e na sua força para oprimir os mais fracos, desatentando para o Rei dos reis, “Torre forte”, que é abrigo seguro para os justos e oprimidos (Pv 18.10). Por fim, morreu, após grave doença, tendo procurado somente os médicos. Confiou a cura aos doutores, esquecendo do “Senhor que sara” (Êx 15.26).
Precisamos confiar em Deus em tudo: na batalha, ainda que tenhamos ajuda de um exército; na repreensão, ainda que nos julguemos corretos; na liderança, ainda que sejamos grandes líderes; e na doença, ainda que haja bons médicos a nossa volta.

Quem está online

Nós temos 118 visitantes online

Visitantes

9797558
HojeHoje2828
OntemOntem4145
Nesta SemanaNesta Semana20470
Neste MêsNeste Mês94140
TotalTotal9797558

COMPRE O NOSSO LIVRO