Coluna de Fogo

... e de noite numa coluna de fogo para os iluminar...

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

Câmara de Gás

E-mail Imprimir PDF

No dia 27 de outubro de 2011 o Curso Básico de Operações com Produtos Perigosos esteve na Escola de Instrução Especializada do Exército para uma instrução na Câmara de Gás.

O produto utilizado foi o CS (orto-clorobenzilideno malononitrilo) em pó, o mesmo material utilizado no gás lacrimogêneo.

 

CBOPP 2/2011


Instruções iniciais


Alunos atentos à instrução


A atividade consistia, num primeiro momento, em adentrar na câmara utilizando máscaras de filtro e, após algum tempo retirá-las, permanecendo no local sem proteção alguma. As máscaras aliviam os efeitos do CS em pó por reter grande parte das partículas, mas não impedem sua entrada totalmente.

 

No caminho da tortura


Câmara de gás


O interior da câmara


Num segundo momento, o curso deveria entrar sem proteção facial e em seguida colocar a máscara. Com uma técnica de aumento da pressão no interior da máscara, expirando de forma mais intensa, se consegue expelir parte do pó, mas o pouco resíduo que permanece ainda é suficiente para uma sensação insuportável.

 

Após a câmara: olhos vermelhos...


Alguns dos sintomas são irritação nos olhos, náuseas, dor de cabeça, dor no peito, ardência no trato respiratório, asfixia, vertigem, lacrimação e sensação de queimaduras na pele.

O objetivo da instrução era o controle e a calma em situações de emergência envolvendo gases ou pós desta natureza, capacitando o instruendo a manipular o equipamento de proteção respiratória, tanto na colocação quanto na retirada, em casos de necessidade.

 

Agradecimentos ao exército, do instrutor e amigo Tenente João Monteiro


Uma pose para a foto


Mais uma etapa do curso concluída e a sensação do dever cumprido.

 

Adicionar comentário

Seu apelido/nome:
seu email:
Assunto:
Comentário:

Curta o Coluna de Fogo e compartilhe nosso conteúdo

Centelha Diária

Gênesis 10.32

Estas são as famílias dos filhos de Noé segundo as suas gerações, nas suas nações; e destes foram divididas as nações na terra depois do dilúvio.

Os filhos de Noé geraram boas e más civilizações. Após o dilúvio, Sem Cão e Jafé tiveram filhos, e destes filhos grandes povos e cidades nasceram. De Jafé veio Társis, cidade comercial para onde, mais tarde, Jonas fugiria de Deus; Da linhagem de Cam vieram a terrível cidade de Nínive, o Império Babilônico, que dispensa comentários, e os constantes inimigos dos filhos de Deus chamados filisteus; Dos filhos de Sem vieram os israelitas, escolhidos por Deus para transmitir Sua mensagem; além de Arã, da língua aramaica e Ofir, do famoso ouro fino. Tendo Noé como ancestral comum, uns fizeram o bem, outros o mal, assim como em toda história, em cada civilização, existem os bons e os maus.

Não é difícil perceber esta divergência nos dias de hoje, homens justos e injustos levantando uma mesma bandeira nacional, oriundos de uma mesma raiz. Mas os seus feitos ficam gravados na história de cada nação. Resta a cada um de nós a decisão de escrever uma história boa ou uma má; se tornar um império de perseguição e inimigos de Deus ou se permitir ser escolhido pelo Criador para o cumprimento da Sua vontade; ser abrigo para rebeldes à Palavra ou fonte de ouro para o mundo... é só uma questão de escolha... de qual caminho se quer seguir e de qual história se quer escrever.

Quem está online

Nós temos 92 visitantes online

Visitantes

9880813
HojeHoje2214
OntemOntem3302
Nesta SemanaNesta Semana24655
Neste MêsNeste Mês66363
TotalTotal9880813

COMPRE O NOSSO LIVRO


Frases para pensar

"Quando oramos sinceramente, nós, pessoas, na totalidade do nosso caráter, nos relacionamos com um Deus pessoal, na totalidade do seu caráter."

Wayne Grudem