Coluna de Fogo

... e de noite numa coluna de fogo para os iluminar...

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Notícias Profissionais

Aprendendo a cada dia

E-mail Imprimir PDF


Acho que não é novidade pra ninguém que gosto de registrar tudo o que posso. Mas aqui é especial. Nesses quase 3 anos de Defesa Civil ainda me sinto um aprendiz. E enquanto gravo e compartilho esses conteúdos incríveis de bravos agentes, também me entrego a um aprendizado novo e único, apoiado em ombros de gigantes, não só pela minha carreira, mas também para a vida.

Ainda me sinto um "nada" com esse colete laranja, mas a cada dia esse nada se torna menor, me enchendo de conhecimentos, rumo a "tudo" e por todos. Porque "Defesa Civil é tudo" e "Defesa Civil somos todos nós".

PS: Obrigado pela foto Phillip Oliveira

 

Sistema de Iluminação de Emergência – O desafio da eficiência

E-mail Imprimir PDF

Poucas pessoas se dão conta de que em um incêndio, a iluminação de emergência exerce influência significativa para o deslocamento seguro para fora da edificação na falta de iluminação normal. É curioso observar que, em situação de pânico, elas andam ou correm, para fora da edificação seguindo exclusivamente a luz emitida por uma simples luminária de emergência.

Logicamente, uma boa sinalização aumentará o nível de eficiência nas rotas de fuga e nas saídas. Porém, um aspecto não levado em consideração quando do incêndio, é a presença abundante de fumaça densa que constitui um obstáculo para a luminância e, consequentemente, confusão ao órgão visual. Somando-se a isso, o posicionamento de prateleiras nos ambientes tende a agravar a situação.

Leia mais...
 

Palestra na empresa Oliveira Frios

E-mail Imprimir PDF

No dia 07 de novembro de 2011, foi ministrada uma palestra de Prevenção e Combate a Incêndios na distribuidora Oliveira Frios, em Mallet.

Na ocasião, alguns funcionários foram selecionados para compor uma equipe de primeira resposta para casos de emergência, atendendo a uma das exigências do programa de qualidade que a empresa participa.

Leia mais...
 

"DESASTRE", origem da palavra

E-mail Imprimir PDF

Essa aqui vai para os meus amigos agentes de defesa civil, entusiastas do assunto e curiosos de plantão. Acho até um bom tópico quebra-gelo para abertura de uma boa aula ou instrução sobre proteção e defesa civil.

Gosto muito de ler sobre astronomia (porque "Os céus manifestam a glória de Deus..."; Salmos 19.1) e lendo o livro Cosmos, de Carl Sagan (considerado um dos 100 livros que moldaram os EUA), me deparei com um fato bem interessante sobre a palavra "Desastre". Sua origem está na astrologia (criticada pela astronomia), cujo significado é "estrela ruim". Observe que tanto desastre, de origem latina, quanto catástrofe, de origem grega, possuem os devidos radicais para "astro" ou "estrela". Os povos antigos acreditavam que acontecimentos catastróficos estariam ligados ao suposto alinhamento de determinados astros nos céus.

Leia mais...
 

Visita técnica de acadêmicos de enfermagem na Base Aérea da FAB em Santa Cruz

E-mail Imprimir PDF

O 3° Esquadrão do 8° Grupo de Aviação da Força Aérea Brasileira abriu as portas para acadêmicos de enfermagem visitarem e conhecerem um pouco sobre a rotina da unidade.
Os acadêmicos participaram de uma palestra ministrada pelo 1° Ten Av Gaia acerca de Defesa Aérea.

Leia mais...
 

O que é um Incêndio?

E-mail Imprimir PDF

Definição de Incêndio -  Enquanto fogo é a liberação de luz e calor provocada pela combustão, incêndio é o fogo sobre o qual o homem não tem controle.

 

Leia mais...
 

Formatura dos Bombeiros Mirins

E-mail Imprimir PDF

No dia 16 de setembro, um dos nossos embaixadores, Matheus Vaz Piedade de Oliveira, se formou no curso Bombeiro Mirim. A cerimônia foi realizada na quadra da Igreja Presbiteriana em Piraquara, Realengo. Todos os formandos são alunos da Escola Tasso da Silveira, atualmente passando por reformas. Estiveram presentes muitos familiares e amigos, que puderam assistir a uma grande demonstração de civismo e disciplina.

Leia mais...
 

Risco, Ameaça, Exposição e Vulnerabilidade

E-mail Imprimir PDF

Estudando e aproveitando pra compartilhar o conhecimento.

Saiba o que é risco e conheça os 3 fatores que, combinados, influenciam na concretização do desastre.

Leia mais...
 

Os eventos naturais adversos estão aumentando

E-mail Imprimir PDF

"... a população dos municípios irá sempre conviver com eventos naturais adversos, os quais tem se mostrado mais presentes nas últimas décadas. Esse aumento se dá tanto na frequência quanto na intensidade e, somados a um padrão histórico de urbanização inadequada e vulnerabilidade social, resultam em impactos humanos e econômicos crescentes."

Proteção e Defesa Civil: introdução à Política Nacional - Curso 1

 

Não gosto de criar alardes, mas realizando um curso de Defesa Civil, da Escola Virtual do Governo Federal, me deparei com esta frase extremamente preocupante. Já estou há 2 anos na Secretaria de Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro e pela primeira vez extrapolei os meus limites da razão ao notar a importância das atividades de Proteção e Defesa Civil.

Leia mais...
 


JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL

Curta o Coluna de Fogo e compartilhe nosso conteúdo

Quem está online

Nós temos 105 visitantes online

Visitantes

9652295
HojeHoje4854
OntemOntem4115
Nesta SemanaNesta Semana8969
Neste MêsNeste Mês67079
TotalTotal9652295

COMPRE O NOSSO LIVRO