Coluna de Fogo

... e de noite numa coluna de fogo para os iluminar...

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

A BENÇÃO DO SILÊNCIO

E-mail Imprimir PDF

As escrituras narram a história de um certo camarada chamado Jó, e existe um versículo do livro de Jó que, na minha opinião, é um dos mais extraordinários da Bíblia: Jó 42:5 (NVI) “Meus ouvidos já tinham ouvido falar a teu respeito, mas agora os meus olhos te viram”. Jó havia perdido tudo: filhos, riquezas, saúde, amigos, moral, respeito, esposa, em função de uma batalha cósmica em que sob a sua fidelidade estava investida a ideia de que as pessoas podem amar a Deus pelo que Ele é e não pelo que Ele dá. Após ficar muito tempo em silêncio, querer respostas e não as obtê-las de maneira convincente, esperar nos amigos (que mais atrapalharam do que o ajudaram), e passados 40 capítulos do Livro, Deus responde a Jó, e no fim ele chega a conclusão de que o momento de solitude que passou, o fez conhecer verdadeiramente o Senhor.

Sabe queridos, muitas vezes passamos por desertos em nossas vidas, situações ruins que parecem não ter fim, ou momentos em que pensamos que Deus foi embora ou que Ele não está nos ouvindo, e aí, por mais que estejamos rodeados de pessoas, invariavelmente acabamos nos sentindo sós. O problema não é o fato de Deus não dizer nada, e sim o de confundirmos o silêncio dEle com sua ausência. Precisamos aprender que o silêncio de Deus também é resposta, que o fato de, devido as circunstâncias, eu não conseguir sentir a presença de Deus não significa que a presença dEle não esteja manifesta ali, e que certamente o problema é a minha percepção dela.

Quando aprendermos a não confundir as coisas e fizermos de nosso período de silêncio um período de solitude e não de solidão, nós compreenderemos que o Senhor se agrada de que o busquemos ainda que não sintamos sua presença, de que eu não devo me interessar pelo que Deus pode fazer pra mim e sim no que Ele é pra mim. Só que quando não sentimos a presença de Deus nos achamos no direito de tirar nossa confiança de cima de sua pessoa e colocá-la em diversos outros lugares, e justificamos isso com fundamento no “silêncio de Deus”.

Jó compreendeu no silêncio de sua solitude que não importava o que as circunstâncias diziam, o que os amigos diziam, o que sua própria mente dizia e sim o que o Senhor diz, e se Ele diz que “estarei convosco todos os dias”, estes também englobam os dias que não ouvimos a sua voz, acredito que as cordas vocais de Deus não estejam com problemas, de repente vale tentar ouvir a sua voz com o coração e não com os ouvidos e, quem sabe assim, possamos não apenas ouvi-lo, mas enxergá-lo.

Tiremos, pois, a tampa da Solitude. Na paz de Cristo Jesus.

Sem. André Oliveira

 

 

Adicionar comentário

Seu apelido/nome:
seu email:
Assunto:
Comentário:

Curta o Coluna de Fogo e compartilhe nosso conteúdo

Centelha Diária

Deuteronômio 29:2-4

"Chamou, pois, Moisés a todo o Israel, e disse-lhes: Vistes tudo quanto o Senhor fez perante vossos olhos, na terra do Egito, a Faraó, a todos os seus servos e a toda a sua terra; as grandes provas que os teus olhos viram, os sinais e aquelas grandes maravilhas. Mas até hoje o Senhor não vos tem dado um coração para entender, nem olhos para ver, nem ouvidos para ouvir."

Quantas vezes na vida dizemos "Graças a Deus"? Muitas. Agora, quantas vezes nos recordamos destes "Graças a Deus"? Quase nunca. O povo de Israel precisava constantemente ser lembrado de tudo o que Deus fizera no passado. Não somos diferentes. Esquecemos com facilidade daquilo que um dia agradecemos a Deus porque talvez não tenhamos ainda um coração perceptivo para entender o que realmente estava acontecendo por trás daqueles milagres. Boa parte dos nossos "Graças a Deus" foram momentâneos, esquecediços e da boca para fora, sem que tivéssemos a mínima noção do que Deus efetivamente estava fazendo por nós, para que chegássemos até aqui.

Quem está online

Nós temos 98 visitantes online

Visitantes

9785802
HojeHoje2295
OntemOntem3301
Nesta SemanaNesta Semana8714
Neste MêsNeste Mês82384
TotalTotal9785802

COMPRE O NOSSO LIVRO


Frases para pensar

"... qualquer conhecimento que não está a serviço do amor não é verdadeiro conhecimento. É conhecimento prostituído. É como se Deus pusesse instrumentos cirúrgicos em nossas mãos e nos ensinasse como salvar os doentes, mas os usamos para realizar um exímio ato de malabarismo enquanto os doentes morrem."

John Piper