Coluna de Fogo

... e de noite numa coluna de fogo para os iluminar...

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

Arrependimento ou Remorso?

E-mail Imprimir PDF

 Portanto, arrependam-se e voltem para Deus, a fim de que ele perdoe os pecados de vocês. E também para que tempos de nova força espiritual venham do Senhor, e ele mande Jesus, que ele já tinha escolhido para ser o Messias de vocês”. Atos 3.19-20

Quem já não se arrependeu de ter feito algo ou de ter tomado alguma atitude que não devia? Ou quem não gostaria de voltar no tempo para reparar um erro?

Algumas pessoas sofrem por erros cometidos no passado, sejam eles por desentendimento, discussões ou conclusões precipitadas acerca do outro, e ficam se martirizando e se flagelando para tentar amenizar a dor da sua consciência; mas não é capaz de se dirigir até a pessoa que foi vítima de seu julgamento para se desculpar e pedir perdão pelo ocorrido.

Já algumas pessoas pedem “perdão”, porém não se esquecem do mal causado, ou seja, ficam remoendo o ocorrido, e sempre relembrando com o coração pesaroso ao ver o indivíduo que sofreu o impasse.

No dicionário, arrependimento significa: “Mudar de procedimento, de parecer, de atitude, voltar atrás”, e remorso significa: “ reprovação da consciência, que sente haver cometido uma falta ou crime”.

Quando uma pessoa comete um pecado, ela logo sente um peso na consciência causado uma sensação de culpa, e de que Deus virou as costas para ela (o que não acontece, pois Deus não se afasta da pessoa, mas é a pessoa que se afasta de Deus); então esta pessoa pede “perdão” a Deus até com lágrimas, e quando se passam algumas horas ou até mesmo minutos, ela volta a fazer tudo de novo como se nada tivesse acontecido; isso é remorso.

Já quando o indivíduo peca e pede perdão a Deus e não volta a cometê-lo, luta com todas as forças para evitá-lo, isso é arrependimento, é uma verdadeira transformação de vida, de atitude, é um novo nascimento.

Wayne Grudem define arrependimento da seguinte maneira: “Arrependimento é uma sincera tristeza por causa do pecado, é renunciá-lo e comprometer-se sinceramente a abandoná-lo, e prosseguir obedecendo a Cristo”.

Nete e Anderson Pruchó

Pastor da Congregação Batista em Limeira - ES

 
Comentários (1)
Amigos
1Ter, 02 de Abril de 2013 15:18
Soninhaehelton

Linda reflexão. Pr. Anderson Pruchó, graça e paz. Foi muito bom encontra-lo aqui, eu espero que o sr. se lembre de nós lá da missão batista em Sulacap. O Helton sempre pede para eu tentar encontrar o sr e acabamos encontrando a Viviane. Eu deixei um recado no face do sr e da sua esposa. Deus os abençoe grandemente. Diáconos Sônia e Helton

Adicionar comentário

Seu apelido/nome:
seu email:
Assunto:
Comentário:

Curta o Coluna de Fogo e compartilhe nosso conteúdo

Centelha Diária

Deuteronômio 23:13-14

"Entre os teus utensílios terás uma pá; e quando te assentares lá fora, então com ela cavarás e, virando-te, cobrirás o teu excremento; porquanto o Senhor teu Deus anda no meio do teu arraial, para te livrar, e para te entregar a ti os teus inimigos; pelo que o teu arraial será santo, para que ele não veja coisa impura em ti, e de ti se aparte."

O texto é forte e precisamos nos acostumar com isso. Deus andava no meio do povo e não queria o chão, por onde ele passava, cheio de fezes. Tiramos uma grande lição daqui: Como esperar o livramento e o favor de Deus e, ainda, que Ele ande conosco, se nossa vida está cheia de sujeira?

Quem está online

Nós temos 104 visitantes online

Visitantes

9765807
HojeHoje290
OntemOntem3490
Nesta SemanaNesta Semana13894
Neste MêsNeste Mês62389
TotalTotal9765807

COMPRE O NOSSO LIVRO