Coluna de Fogo

... e de noite numa coluna de fogo para os iluminar...

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

A crise dos quatro “i”s

E-mail Imprimir PDF

Jesus é espetacular. Em suas conversas, em seus discursos, em suas parábolas, em tudo. Porém, em Mateus 6.31-33 Ele arrebenta.

"Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que havemos de beber? ou: Com que nos havemos de vestir? (Pois a todas estas coisas os gentios procuram.) Porque vosso Pai celestial sabe que precisais de tudo isso. Mas buscais primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas."

Em minhas “andanças reflexivas” pela bela (nem sempre) cidade do Rio de Janeiro, percebi que minha moto estava com um vazamento de óleo, ocasionado por um filtro mal trocado em uma oficina sofrida por aí. A questão é que por causa de coisa tão corriqueira, eu fiquei profundamente chateado, afinal, é um absurdo ele não trocar direito o filtro de óleo. Por causa dele o óleo estava vazando e sujando meu sapato, o motor da moto e poluindo o meio ambiente. Minha preocupação era justa e justificável. Eu tinha meus justos motivos.

MENTIRA! Eu estava preocupado apenas com meus interesses e com aquilo que, na minha concepção, seria o melhor. Mas a preocupação com nossos interesses nos levam a uma supervalorização daquilo que é IMPORTANTE para nós. Jesus nos ensina nesta passagem que devemos nos preocupar com aquilo que é IMPRESCINDÍVEL (“...buscai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça...”), pois o que é IMPRESCINDÍVEL não pode nos faltar, e nos faz lembrar do que não é IMPRESCINDÍVEL, embora seja IMPORTANTE.

Sei que está meio confuso, mas vou tentar explicar: Jesus faz menção às dificuldades e necessidades da vida como beber, comer, vestir... de fato são coisas relevantes e IMPORTANTES, as quais se transferidas para nossa realidade podem ser alocadas nas seguintes categorias: trabalho, faculdade, carreira, casamento, namoro, ministério, amigos, família...

Todas essas coisas são IMPORTANTES e têm seu espaço em nossas vidas, devemos nos preocupar com elas sim! Porém, não podemos colocá-las no lugar daquilo que é IMPRESCINDÍVEL. Afinal, minha moto estar vazando óleo era algo importante (o motor sem óleo vai bater e meu bolso ia doer, muito), mas não importante pra roubar meu pensamento e meu humor como estava acontecendo.

Quando colocamos o que é IMPORTANTE no lugar do que é IMPRESCINDÍVEL nós perdemos a referência. Quantas vezes nossos planos não estão à frente do reino de Deus e de sua vontade ou justiça para nossas vidas? Quantas vezes ter uma vida sexual ativa e satisfazer nossos desejos e impulsos da carne é tão IMPORTANTE que suplanta o fato IMPRESCINDÍVEL de Deus querer que nos guardemos para um casamento?

Quantas vezes ser aceito pelos amigos é tão importante que aceitamos os convites para balada, para droga, para o crime e etc, que suplanta o fato de que darmos testemunho do evangelho para eles é IMPRESCINDÍVEL para a salvação dos mesmos?

Então, ao invertermos esses valores, surge o terceiro “i” a nos assolar: o “i” da INSUFICIÊNCIA. Quando o que é importante toma o lugar do que é imprescindível, cedo ou tarde nós percebemos que o que era tão importante, é INSUFICIENTE para dar sentido e razão às nossas vidas.

Aquilo que julgamos ser tão importante nunca será imprescindível, pois se Deus colocou a eternidade no coração do homem, não serão os bens, as modas, as vontades e os prazeres que conseguirão preencher esse vazio no nosso coração, apenas Ele, o Eterno o fará.

Contudo, o problema não para por aí. Quando nos deparamos com a insuficiência de nossas “prioridades” não temos a humildade suficiente para reconhecer que erramos ao colocá-las como prioridades, então entra o quarto e pior dos “i”s: a INDIFERENÇA.

Afinal, que diferença faz continuar me drogando, me prostituindo, ou vivendo uma falsa espiritualidade? E daí que meu irmão está passando por dificuldades? E daí que eu dou mau testemunho? Quem se importa?

Talvez a geração da INDIFERENÇA que existe na igreja, seja fruto de uma inversão de papéis em nossas vidas. Quando entendermos que ao procurar o IMPRESCINDÍVEL, certamente Aquele que prescinde todas as coisas nos dará aquilo que nos é IMPORTANTE, a fim de aprendermos que toda e qualquer coisa, sem Ele, sempre será INSUFICIENTE.

Que Deus nos abençoe.

Na Paz de Cristo, tiremos a tampa.

Sem. André Oliveira

 

 

 
Comentários (1)
Incrível
1Sex, 14 de Setembro de 2012 19:07
Flavita
Simplesmente você descreveu a minha crise. Rs.

Acho que passei por todos esses i's... rsrsrs

Obrigado Amigo por ter edificado a minha vida!

Te amo! Beijos

Adicionar comentário

Seu apelido/nome:
seu email:
Assunto:
Comentário:

Curta o Coluna de Fogo e compartilhe nosso conteúdo

Centelha Diária

Deuteronômio 20.1

"Quando saíres à peleja contra teus inimigos, e vires cavalos, e carros, e povo maior em número do que tu, deles não terás temor; pois o SENHOR teu Deus, que te tirou da terra do Egito, está contigo."

Na vida temos grandes e pequenos desafios. Pelas nossas forças, covardemente, vencemos os pequenos e tememos os grandes. Não precisamos temer as grandes batalhas, se confiamos em um Deus maior que elas.

Quem está online

Nós temos 138 visitantes online

Visitantes

9793975
HojeHoje3390
OntemOntem3565
Nesta SemanaNesta Semana16887
Neste MêsNeste Mês90557
TotalTotal9793975

COMPRE O NOSSO LIVRO


Frases para pensar

"Quando oramos sinceramente, nós, pessoas, na totalidade do nosso caráter, nos relacionamos com um Deus pessoal, na totalidade do seu caráter."

Wayne Grudem