Neste sábado, 28 de julho, uma guarnição do GOPP atendeu uma solicitação de socorro em Itaboraí envolvendo Dinamites e Detonadores. O aviso entrou no Destacamento de Bombeiros 1/20, que solicitou apoio de nosso grupamento.
Tratava-se de um acidente entre cinco veículos na Rodovia BR 101, dois deles tranportando 1,8 Tonelada de Dinamite e 604 unidades de detonadores, para três níveis distintos de detonação. Em caso de explosão o impacto atingiria um raio de 1 Km.
Caminhão tombado com carregamento de mármore
Veículo que transportava as dinamites
Picape que transportava os detonadores
Com a chegada da equipe do GOPP o local já estava devidamente isolado com diversos órgãos empenhados na operação, incluindo a guarnição do DBM 1/20 que permaneceu na prevenção durante a transferência da carga.
Capitão Glauco (direita) verificando a carga, acompanhado pelo técnico da empresa
Pela descrição de testemunhas o caminhão transportando mármore perdeu a direção colidindo inicialmente com a mureta central da pista, tombando em seguida. Os dois veículos com explosivos, que vinham logo atrás, conseguiram freiar, porém um veículo de passeio não obteve o mesmo êxito, promovendo um engavetamento na pista. Houve ainda um 5º veículo transportando areia que veio a colidir com a lateral do caminhão com as dinamites.
Lateral do veículo atingida pelo caminhão de areia
Um dos produtos envolvidos é uma emulsão explosiva, resultante da combinação de Nitrato de Amônio, Nitrato de Sódio, Nitrito de Sódio e Óleo Emulsificante, que veio a substituir o TNT (trinitrotolueno) nas "bananas" de dinamite.
Detonadores: 604 unidades
Carregamento de Dinamites: 1,8 Toneladas
"Bananas" de Dinamite
A Dinamite: Emulsão Explosiva
Apesar da substituição do TNT nas dinamites, o material é utilizado nos detonadores em conjunto com outras substâncias.
Estopim: Nitropentaeritritol (PETN), Trinitrotolueno (TNT), Sais de Chumbo
Apesar do impacto e do volume de carga, não houve vítimas nem danos aos materiais transportados. A equipe do GOPP, sob o comando do Capitão Glauco, acompanhados pela Cadete Flávia Lyra, da ABMDP II e pela guarnição do DBM 1/20. Itaboraí, constataram a inexistência de risco e o local foi liberado para os procedimentos de transbordo.
Equipe empenhada
Cap BM Glauco (GOPP)
Cad BM Flávia Lyra (ABMDP II)
1º Sgt Antônio (DBM 1/20)
3º Sgt Nascimento (DBM 1/20)
3º Sgt BM Ilson (GOPP)
Cb BM Marcelo Oliveira (GOPP)
Sd BM Anthony (GOPP)
Sd BM Nascimento (GOPP)
Sd BM Carlos Correia (GOPP)
Matéria publicada no site do GOPP (www.gopp.cbmerj.rj.gov.br)
Fotos: Cad BM Flávia Lyra/Sd BM Carlos Correia; Texto: Cap BM Glauco/Cad BM Flávia Lyra
< Anterior | Próximo > |
---|