Coluna de Fogo

... e de noite numa coluna de fogo para os iluminar...

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

Equipamento contendo produto radioativo foi retirado pelo GOPP

E-mail Imprimir PDF
Avaliação do Usuário: / 0
PiorMelhor 

Um veículo contendo um equipamento chamado Gamagrafia, portador do produto radioativo Selênio 75, que fora roubado no último sábado, gerando um grande alarme na população e na mídia, foi encontrado.

Na segunda-feira, 30 de abril, o Secretário de Estado de Defesa Civil e Comandante Geral do CBMERJ, Coronel Sérgio Simões e o Diretor do CNEN/RJ, Ivan Salati, participaram de uma coletiva com a imprensa no quartel do Comando Geral da Corporação, com intuito de orientar e alertar a comunidade quanto aos riscos da exposição ao material radioativo. Estiveram assessorando na coletiva o Tenente Coronel Morgado, Comandante do GOPP e o Sr Raul dos Santos do IRD – Instituto de Radioproteção e Dosimetria.

Segundo Sr. João Carlos Videira José, diretor comercial da ARCTEST - Serviços de Manutenção e Inspeção Industrial, dona do carro, disse que os bandidos roubaram o veículo sem saber o que havia no porta-malas e afirmou que a divulgação feita pela imprensa contribuiu para esse desfecho sem problemas da ocorrência.

 

Capitão Sandro comanda a equipe na avaliação do veículo (foto de oglobo.com)

 

O veículo, um Renaut Logan cor prata, da Empresa ARCTEST, foi encontrado na madrugada de terça-feira após uma denúncia anônima feita à Polícia Militar, através do 16º BPM, próximo ao trevo da Rodovia Washington Luís que dá acesso à Cidade Alta, no bairro de Cordovil, na Zona Norte da capital fluminense. O 16° BPM contactou o Grupamento de Bombeiros da área, 24° GBM - Irajá, que imediatamente acionou o Grupamento de Operações com Produtos Perigosos.

A primeira equipe de intervenção que chegou ao local foi comandada pelo Capitão Sandro e, posteriormente, sob o Comando do Tenente Coronel Morgado, Comandante do GOPP, foram tomadas todas as condutas operacionais e preventivas para este tipo de emergência radiológica com vistas à segurança das equipes presentes e da comunidade local.

Além dos técnicos da empresa e dos homens do GOPP, também estiveram presentes no local o Tenente Coronel BM Couri do CESTGEN / DGDEC – Defesa Civil Estadual; o Sr. Raul dos Santos, do Instituto de Radioproteção, órgão subordinado à Comissão Nacional de Energia Nuclear e as equipes, do 24º GBM – Irajá, e do 16º BPM - Polícia Militar.

A Empresa ARCTEST, especializada em solda industrial, usa o equipamento para emissão de raios gama na inspeção de soldagens. O veículo foi encaminhado para realização do registro policial na Delegacia de Polícia da área.

 

 

A caixa estava no porta-malas intacta (foto cedida pelo GOPP)

 

O aparelho irradiador estava trancado no interior da caixa (foto cedida pelo GOPP)

 

Especialistas do GOPP verificaram juntamente com técnicos da Empresa ARCTEST que a caixa não fora violada e o produto encontrava-se dentro da normalidade.

 

Viatura Auto Produtos Perigosos - APP 001 (foto cedida pelo GOPP)

 

Conforme declaração do Sr. Ivan Salati, diretor da CNEN / RJ, declarou na coletiva de segunda-feira que o Selênio 75 pode até mesmo levar à morte, apesar de ter o poder 100 vezes menor que o Césio 137, da tragédia em Goiânia.

"É um volume menor, menos intenso, mas que pode prejudicar a saúde. Os sintomas podem demorar a aparecer", afirmou, em entrevista coletiva.

A preocupação do Cmt do GOPP, Ten Cel Morgado, era a abertura dessa fonte, por uma pessoa desavisada, pois o material radioativo está dentro de uma blindagem, mas se alguém quebrasse a mesma, poderia correr risco em relação a sua saúde, e dependendo da dose poderia haver queimaduras, comprometimento dos tecidos e dependendo do tempo em que ficar exposta pode haver até risco de morte.

Segundo Sr. Salati: "Dentro da Classificação de Força da Agência Internacional de Energia Atômica nós temos a numeração de 1 a 5, sendo 1 a mais ativa, de maior risco. Esse material roubado é de categoria 3 que envolve cuidados mas não como a 1 e a 2. Mas envolve cuidados, e principalmente cuidados voltados para quem estiver manipulando essa fonte", afirmou.

 

Réplica do objeto que estava no carro roubado foi apresentada pela Comissão Nacional de Energia Nuclear; cápsula de selênio fica dentro do objeto (Foto: Christiano Ferreira / G1)

Após todos os procedimentos necessários e garantia da segurança, o equipamento foi recolhido pela empresa e foram encerrados os trabalhos.

Veículo usado pela empresa para transportar o equipamento (foto cedida pelo GOPP)

 

A ação dos Bombeiros do GOPP, bem como de todos os órgãos envolvidos, teve por objetivo evitar uma tragédia por contaminação radiológica, pela disseminação do Selênio 75.

Na certeza de mais uma atuação bem sucedida, o GOPP prestou assistência digna da sua importância para a sociedade fluminense.

 

Matéria publicada no site do Grupamento de Operações com Produtos Perigosos (www.gopp.cbmerj.rj.gov.br), produzida pelo Capitão BM Glauco

 

Adicionar comentário

Seu apelido/nome:
seu email:
Assunto:
Comentário:

Curta o Coluna de Fogo e compartilhe nosso conteúdo

Quem está online

Nós temos 109 visitantes online

Visitantes

9761345
HojeHoje2770
OntemOntem3305
Nesta SemanaNesta Semana9432
Neste MêsNeste Mês57927
TotalTotal9761345

COMPRE O NOSSO LIVRO