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Aula 9: Influências do Liberalismo na Teologia Contemporânea - O Liberalismo Clássico e Ritschl

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Apresentação
Aula 9: Influências do Liberalismo - O Liberalismo Clássico e Ritschl

 

Vídeo 1: Influências do Liberalismo - O Liberalismo Clássico

Vídeo 2: Influências do Liberalismo - Albrecht Ritschl, O pai do Liberalismo


 

Áudio 1
Influências do Liberalismo - O Liberalismo Clássico

Áudio 2
Influências do Liberalismo - Albrecht Ritschl, O pai do Liberalismo


Texto

Influências do Liberalismo

Glauco Machado

 

Diferença entre “Liberalismos”

Uso comum do termo “Liberalismo”

Julgamento pessoal

Qualquer um que se posicione na “oposição”

Referência a negação de crenças tradicionais

Inspiração da Bíblia

Concepção Virginal

 

Uso histórico da “Teologia Liberal”

Movimento específico do protestantismo

Dominou a Teologia acadêmica: final do séc. 19 - início do séc. 20

 

Origens do Liberalismo

Surgiu na Alemanha entre os seguidores de Schleiermacher e Hegel

Maior influência em Albrecht Ritschl

2 que também se destacaram:

Adolf Harnack e Walter Rauschenbusch

Escola da Teologia do Século 20 para Karl Barth

 

O Liberalismo "Clássico”

Liberais eram decididos a reconstruir a fé a luz do conhecimento moderno

Ênfase na liberdade do pensador cristão

Criticar e reconstruir crenças tradicionais

Rejeição de autoridade da tradição e da hierarquia da igreja

Nem todos eram rebeldes!

Possuíam compreensão da verdade cristã

Concentravam-se na dimensão prática e ética do cristianismo

Moralização da doutrina

Discurso Teológico centrado no Reino de Deus

 

A maioria não fundava a teologia na autoridade absoluta da Bíblia

Pesquisa histórico-crítica x Inspiração sobrenatural

Bíblia: “palha do milho” + “grãos preciosos”

Não desprezam a Bíblia, mas buscam dentro dela o “evangelho”

Cerne e referencial eterno

Para muitos, a palha: milagres, anjos, demônios, acontecimentos apocalípticos...

Direção à Imanência, iniciada no Iluminismo

Não buscavam intencionalmente a dissolução da Transcendência!

Ênfase no Reino de Deus como sociedade histórica e ética de amor

Jesus era um ser humano exemplar e não o “Cristo”

 

Albrecht Ritschl

1822 – 1889 (Berlim – Gottingen)

Música e Intelectualidade

Teologia em Bonn, Tübingen, Halle e Bonn

Pai da Teologia Liberal

Ritschlianismo ~ Protestantismo Liberal

Influenciado por Schleiermacher e Kant

Göttingen: Principal Teólogo da Alemanha

Principal obra:

A Doutrina Cristã da Justificação e Reconciliação

“Nenhum tratado dogmático deixou marcas tão profundas no pensamento da Alemanha...” H. R. Mackintosh

 

Método Teológico

Conflito entre ciência e teologia existia porque não se distinguia o que era conhecimento “científico” e “religioso”

Conhecimento científico: Natureza interna da realidade

Conhecimento religioso: Valores relativos a realidade

A existência de Deus pertence ao conhecimento científico (Deus é objeto teórico)

A teologia se interessa no papel de Deus em afetar a sociedade moralmente

A teologia é a investigação da experiência coletiva moral e religiosa do Reino de Deus

A fonte da teologia não é a Bíblia como um todo, mas as ideias apostólicas através de pesquisa histórica (“o grão dentro da palha”)

 

Deus e o Reino de Deus

Pouco a dizer sobre Deus; mais sobre o impacto de Deus sobre as pessoas

Pouco a dizer sobre a Trindade: doutrina sobre o ser interior de Deus

Principal afirmação teológica: Deus é amor

Deus pessoal e transcendente

Mais interessado no Reino de Deus que no próprio Deus

Reino de Deus: bem maior da humanidade e do próprio Deus

Deus e a humanidade tem a mesma finalidade

Teologia de Ritschl segue em direção à Imanência

 

Pecado e salvação

Pecado é aquilo que se opõe ao Reino de Deus

Pecado é egoísmo

“Reino de Pecado”: teia de ações e reações pecaminosas

2 Enfoques do Reino de Deus:

Religioso: Justificação (momento da salvação em que o pecador foi perdoado)

Ético: Amor ao próximo (convocação de Deus ao cumprimento desse ideal)

A Salvação inclui esses dois enfoques

Salvação é o frutificar do Reino na terra

 

Cristologia

Rejeitava a divindade de Jesus

Jesus é o portador do reino de Deus

Por isso é visto com o mesmo valor de Deus

Acusado de reduzir Jesus a um homem simples

Divindade de Jesus foi a “vocação” dada por Deus

Incorporação perfeita do Reino de Deus entre os homens

 

Contradição: Discutiu a preexistência de Cristo

Seu feito tinha uma fonte eterna em Deus

“... não apenas no tempo, mas também na eternidade do conhecimento e na vontade Divina, Cristo precedeu Sua comunidade.”

 

Elemento central da teologia de Ritschl:

Salvação da humanidade em Cristo

Como:

Obediência vocacional perfeita

Vida apropriada para o Reino de Deus

Sem pecado e morte voluntária

Revelação do Reino de Deus na História

Poder para transformar o mundo

 

Avaliação

Esforços para tirar a fé cristã de conflitos desnecessários

com a ciência

com a filosofia

Resultado de sua influência: “Evangelho Social”

Distinção entre julgamentos teóricos e científico dos julgamentos religiosos

“Confinando” a teologia nos julgamento morais

A teologia não pode discutir a realidade interior de Deus

Deus só existe em relação aos seres humanos

Deus é dissolvido no impacto e só permanece importante esse impacto

Restringe a religião a uma área restrita

O universo mais amplo do conhecimento fica para ciência e filosofia

 

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