Coluna de Fogo

... e de noite numa coluna de fogo para os iluminar...

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

Músico não é Levita!

E-mail Imprimir PDF

"E os levitas cercarão o rei de todos os lados, cada um com as suas armas na mão..."
2 Crônicas 23.7

Uma das coisas que mais me irritam na vida é ouvir alguém chamar um músico de Levita. Já é costume antigo dentro das igrejas essa forma de tratar os cantores e instrumentistas. Isto se dá pelo simples fato dos antigos Levitas terem sido TAMBÉM músicos. Mas quando olhamos todas as suas tarefas, suas obrigações, suas dedicações ao Reino, considero uma afronta virar para um "mero" tocador de guitarra e alcunhá-lo com um título tão santo e nobre. Nada contra guitarra (amo), uso como exemplo a ser estendido a todos os artistas propensos a pseudo filhos de Levi.

Levitas eram os descendentes de Levi, um dos filhos de Jacó. Deus separou esta tribo para ser dEle! Eles não tinham posses e dedicavam suas vidas a Deus. Faziam muito mais do que música... guardavam o templo como sentinelas, faziam limpeza, montavam, desmontavam e carregavam o tabernáculo, transportavam a Arca da Aliança, ensinavam a Lei de Deus, tudo isso normatizado e determinado pelo próprio Senhor, que os escolhera para este propósito. Dentre estas coisas,  eles também tocavam instrumentos.

No texto em destaque vemos os levitas protegendo o rei, com suas próprias armas... sim, eram guerreiros também. Alías, o próprio Levi se mostrou um tanto violento, quando sua irmã Diná fora violentada. Atitude esta reprovável e que lhe rendeu maldição do próprio pai.

Os sacerdotes eram descendentes de Arão, que era Levita, e só eles tinham acesso ao lugar santíssimo. Moisés era levita, e não ficava "tocando musiquinha"... antes, sua função principal era liderar o gigantesco povo de Israel, arrancá-lo da escravidão do Egito e guiá-lo por um terrível deserto. Durante uma rebelião do povo neste mesmo deserto, foram os Levitas que se mantiveram fiéis e enfrentaram a idolatria.

Ser um Levita é muito mais que dedilhar um instrumento, quem quiser carregar este nome deve fazer muito mais que notas musicais. Devemos repensar bem as escrituras antes de dar ou receber este apelido. Ser um Levita sem ter uma vida dedicada a Deus é como ser um Cristão sem seguir a Cristo.

Glauco Machado

 

Adicionar comentário

Seu apelido/nome:
seu email:
Assunto:
Comentário:

Curta o Coluna de Fogo e compartilhe nosso conteúdo

Centelha Diária

Deuteronômio 23:13-14

"Entre os teus utensílios terás uma pá; e quando te assentares lá fora, então com ela cavarás e, virando-te, cobrirás o teu excremento; porquanto o Senhor teu Deus anda no meio do teu arraial, para te livrar, e para te entregar a ti os teus inimigos; pelo que o teu arraial será santo, para que ele não veja coisa impura em ti, e de ti se aparte."

O texto é forte e precisamos nos acostumar com isso. Deus andava no meio do povo e não queria o chão, por onde ele passava, cheio de fezes. Tiramos uma grande lição daqui: Como esperar o livramento e o favor de Deus e, ainda, que Ele ande conosco, se nossa vida está cheia de sujeira?

Quem está online

Nós temos 87 visitantes online

Visitantes

3754094
HojeHoje3485
OntemOntem3634
Nesta SemanaNesta Semana13623
Neste MêsNeste Mês70029
TotalTotal3754094

Livros que estamos lendo