Coluna de Fogo

... e de noite numa coluna de fogo para os iluminar...

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

Consumo Sustentável

E-mail Imprimir PDF

Como cidadãos, imagino que os seres humanos, nos momentos em que param para elaborar leis, ou ao menos refleti-las, terminam por esbarrar em divinas orientações. Em relação ao bem estar do planeta, assunto já há algum tempo em alta, exerce-se sobretudo uma postura bíblica, ainda que imperceptivelmente por alguns. Quando Deus criou o planeta Ele já dizia de si e para si mesmo “é bom”. Por ser bom, nada mais natural e razoável que se preserve. Mais tarde, quando do tropeço do homem no Jardim do Éden (imagino um lugar belíssimo), Deus baniu o homem, mas preservou o lugar, com vigilância e tudo, como que uma reserva biológica, sabe-se lá onde, talvez próximo hoje a dois dos três rios de então. Mais tarde, quando o pecado generalizou, Deus destruiria todos os homens e animais, mas não os levaria à extinção. Preservou alguns dos homens e mulheres e casais de animais, suficientes para se lhes resguardar as espécies. Tudo isto remonta a intenção ecológica de Deus.

Já o homem parece se opor a esta ideia e consome desordenadamente os recursos e bens que lhe foram confiados. Lembre-se ainda que, no início, Deus teria dado todos os animais para serem dominados pelo homem. E o homem destrói seu próprio domínio, para que ao fim talvez não domine mais nada, como num ato de rebeldia contra o próprio criador.

Em continuidade ao Antigo Testamento, no Novo, Jesus convoca a sua Igreja, ou Ecclesia, ou os seus Chamados para Fora. Um termo previamente existente usado para uma convocação da sociedade para tratar de assuntos da própria comunidade. Uma vez tomado posse do termo, Jesus chama a sua igreja para tratar dos assuntos de seu interesse. Como representante de Deus Pai aqui na Terra, certamente que o sentimento preservador do Pai recai sobre o Filho. Em seguida, num gesto altruísta extremo, onde Jesus se despoja de toda condição divina, entrega seu próprio corpo para a preservação do próprio homem, em corpo e alma.

Não há dúvidas, sob as alegações acima apresentadas, e tantas outras que nos poderia vir à tona à luz das escrituras, que Deus preza pela preservação de sua criação e que nós, como filhos por adoção, representantes do Reino, devemos primar pelo que é bom, e o que Deus fez é bom.

Com base no Manual sobre Cidadania e Consumo Sustentável, do Governo Federal, é demonstrado que o aumento do consumo dos recursos do planeta já tem trazido consideráveis prejuízos a toda a humanidade. Como os mais afetados são os que têm menos influência para mudar, este quadro, parece, não vai mudar até que se atinja uma condição crítica, onde prejuízos efetivos atinjam os “mais poderosos”. Muitas políticas ambientais surgiram e continuarão surgindo na tentativa principal de conscientização de massas, mas os mais afetados “na consciência” são os afetados na prática: na saúde ou no bolso, e que nada, ou quase nada, podem fazer.

Por mais que a elaboração de leis, decretos e políticas ambientais sejam meras reproduções, com outras palavras, daquilo que o próprio Deus já tenha alertado, o homem continua pecador e desobediente, distante, o suficiente, de Deus para cumprir os divinos desejos para o próprio homem.

Por traz desta degradação do ambiente está o consumismo. Parece que o homem, de uma maneira geral, não tem condições de ter grandes posses, como terras, imóveis e veículos dos mais sofisticados e dos diversos meios, então tenta preencher este “vazio” com inúmeras “pequenas posses”. A compra desenfreada proporcionada pelo capitalismo aliado à tecnologia tem levado o planeta a um futuro caos, sobretudo porque a demanda não está diretamente ligada à necessidade, mas à tentativa infrutífera de substituir a frustração pela aparência: Se eu tenho uma fazenda, quase ninguém vê, mas se eu tenho um tênis, um celular, um cordão e um boné, todos veem. Este processo tem dado certo, aos olhos do que se propõe, mas tem destruído a Terra.

Um cristão, que aprende a ter o necessário, que aprende a ter uma vida simples, não pode sucumbir ao apelo do capitalismo e da megaprodução cinematográfica de suas propagandas. Já diria Paulo, o enviado de Cristo, “sei ter em abundância e sei padecer necessidade...”. Enquanto isso, respondemos a ele “não sabemos administrar a abundância dos nossos recursos, muito menos passar necessidade por aquilo que não é necessário...”.

Por vezes a sociedade parece piada (sem graça): O mercado apresenta o mesmo apelo ao consumo descomedido, mas transfere ao consumidor a responsabilidade de preservar a natureza: uma resma de folhas recicladas é mais onerosa que uma comum, e de quebra vai numa linda embalagem com desenhos da natureza.

Da mesma sorte que o consumidor, crente ou não, deve abster-se de consumir o que não precisa, sacrificando seu ego e sua aparência, o mercado deve assumir a custa de um material ecologicamente sustentável. Mas cabe a pergunta: como o capitalismo sobreviveria a este novo e consciente sistema de consumo, se é exatamente do contrário que sobrevive?

Um outro aspecto a ser analisado pela mente cristã (ou mente de Cristo) diz respeito ao vício. O consumo notoriamente se tornou uma condição viciante, onde o consumidor compra por não mais dominar seus impulsos. E, aquele a quem nos apresentamos para obedecer, desse somos servos. Se obedecemos ao consumo, somos servos do consumo. Ainda, aquele que comete pecado é escravo do pecado: o consumismo pode, assustadoramente, ser uma espécie de escravidão pecaminosa.

Por fim, além de toda a condição ambiental e preservação da natureza em jogo, consideramos que todas as coisas nos são lícitas mas nem todas nos convêm.

 

Glauco Rocha Machado
Trabalho sobre Consumo Sustentável, no Curso de Teologia da Faculdade Unida do Espírito Santo

 

 

 


 

Adicionar comentário

Seu apelido/nome:
seu email:
Assunto:
Comentário:

Curta o Coluna de Fogo e compartilhe nosso conteúdo

Centelha Diária

Josué 17.15

"Respondeu-lhes Josué: Se és povo numeroso, sobe ao bosque, e corta para ti lugar ali na terra dos perizeus e dos refains, desde que a região montanhosa de Efraim te é estreita demais."

Os filhos de José acharam que a terra que receberam era pouca, visto que eram numerosos. Queriam moleza e pediram mais terra. A brilhante resposta de Josué foi, em outras palavras: "Se vira! Dá teu jeito!". Ele ainda deu a dica para que desbravassem as matas e enfrentassem os cananeus e seus carros de ferro.
Quantos de nós aguardamos em Deus algo que já está diante de nós para conquistar. Olhe ao redor, talvez a ampliação dos seus termos só requeira um esforço, e não um milagre.

Glauco Machado

Quem está online

Nós temos 134 visitantes online

Visitantes

9693615
HojeHoje2077
OntemOntem4226
Nesta SemanaNesta Semana21316
Neste MêsNeste Mês108399
TotalTotal9693615

COMPRE O NOSSO LIVRO