Coluna de Fogo

... e de noite numa coluna de fogo para os iluminar...

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

FAMÍLIA – LAR DOCE LAR!

E-mail Imprimir PDF

Portanto deixará o homem seu pai e sua mãe, e unir-se-á a sua mulher, e serão ambos uma só carne.” (Gênesis 2.4)

A família é um projeto perfeito, pois seu criador é perfeito: Deus! A família é o principal meio de aprendizagem, pois é nela que os valores, padrões e modelos são transmitidos.

É na família onde se aprende a interagir, e aprende valores hierárquicos, onde o pai é o chefe, a mãe auxiliadora, e quando o pai (o chefe da família) está ausente (por motivo de trabalho, viagem, etc...), é a mãe que assume o papel de chefe.

Assim como um líquido qualquer pode tomar diversas formas de acordo com o recipiente onde ele é colocado, a família também tem que se adequar a algumas situações que podem acontecer (crises, problemas financeiros, doenças...) dentro dela para que ela possa crescer, tornando-se uma família forte, matura e bem estruturada.

Para que um ser humano possa se desenvolver de uma forma saudável, ele precisa de acompanhamentos e cuidados especiais de ambas as partes (pai e mãe). A função materna o incentiva e molda o emocional, o sentimentalismo; já a parte paterna transmite padrões de liderança, limites e proteção, além de transmitirem (pai e mãe) padrões de relacionamentos quanto à sexualidade, companheirismo e cumplicidade mútua.

Quando transformamos nosso lar em um lugar de louvor, adoração e ensinamentos da palavra de Deus; conquistamos e consolidamos a edificação e a felicidade de todos da família, pois colocamos Deus como centro de tudo (Teocentrismo).

Deus quer que seus mandamentos sejam transmitidos e ensinados frequentemente aos membros da família (filhos), e isso é incumbência e responsabilidade dos pais. Os pais precisam ensinar a palavra de Deus em todos os momentos (Deuteronômio 6.6-7), e não deixar para o pastor, professor da EBD ou algum líder da igreja.

Quando na família existe uma comunicação clara e ativa, obediência à hierarquia familiar, quando se existe e são colocados limites, respeito, quando existe flexibilidade de ambas as partes, união e o amor mútuo sem interesse, formam a base de uma família saudável e temente a Deus.

Pr. Anderson e Nete Pruchó

 

Pastor da Congregação Batista em Limeira, Anchieta – ES

e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

 

 
Comentários (1)
saudades...
1Sex, 02 de Maio de 2014 21:39
mana vivi
muitas saudades de vcs!!!...que Deus continue os abençoando

Adicionar comentário

Seu apelido/nome:
seu email:
Assunto:
Comentário:

Curta o Coluna de Fogo e compartilhe nosso conteúdo

Centelha Diária

Gênesis 3.11-12

“… Comeste tu da árvore de que te ordenei que não comesses? Então disse Adão: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi.”

A culpa é do outro! Após o primeiro pecado da humanidade, Adão e Eva praticaram algo bem comum nos dias atuais: “Não fui eu!”.

Deus interpelou primeiro o homem que, de pronto, culpou Eva. Eva, por sua vez, culpou a serpente. E a serpente? Não teve a quem culpar, e recebeu o primeiro castigo. Vale mencionar que Adão, indireta e ousadamente, culpa até o próprio Deus, quando retruca 'A mulher que (tu) me deste'. E o Criador segue com seus castigos à mulher e ao homem.

É óbvio que Deus sabia de tudo, como conhece também hoje todos os nossos pecados. Mas assim como foi concedido ao homem o poder da escolha, Deus dá também a oportunidade de um relacionamento com Ele. A tentativa de Deus com Adão e Eva foi de diálogo, porque o castigo poderia vir sem conversa alguma. E o homem, desde sempre, se esquivando de assumir os seus erros e pedir perdão a Deus.

Na vida podemos escolher sim, o certo ou o errado, existe o livre arbítrio. Podemos obedecer a Deus e andar em comunhão com Ele ou desobedecer e andarmos distante dEle. Podemos também, com dignidade, assumir as nossas culpas, nos arrepender e reestabelecer o relacionamento com o Criador ou, ingenuamente, continuar achando que podemos enganar Deus, ignorantes do futuro castigo que nos espera.

Quem está online

Nós temos 123 visitantes online

Visitantes

9784639
HojeHoje1132
OntemOntem3301
Nesta SemanaNesta Semana7551
Neste MêsNeste Mês81221
TotalTotal9784639

COMPRE O NOSSO LIVRO